Em meio a tantas incertezas causadas pela crise do novo coronavírus, a professora de espanhol do Ateneu Barão de Mauá Gisele Colla resolveu proporcionar uma atividade diferente para os alunos do 7º ano. Ela pediu para que eles descrevessem suas rotinas durante o isolamento social e elaborassem um roteiro de viagem para a América do Sul.
Visita técnica e gravação de radionovela
Montagem
Segundo a professora Andréia Conti, a ideia de criar e gravar uma radionovela surgiu durante as aulas de Redação, em que os alunos conheceram vários gêneros textuais, inclusive o radiofônico.
“Fizemos uma atividade em sala na qual simularam um programa de rádio. O exercício foi realizado com excelência pelos alunos e resolvemos montar uma radionovela. A experiência foi importante para aproximar a teoria da prática pedagógica”, afirma.
A professora Fabiana Jacob Alonso, que ministra aulas de Arte, também contribuiu para o sucesso dos alunos na gravação. Ela deu dicas de sonoplastia, elemento essencial para envolver o ouvinte na construção de imagens e sensações da história contada na radionovela.
“Conhecer, inovar, participar! Bravo! Parabéns alunos que se aventuram na cultura”, disse a diretora Prof.ª Vera Carlotti.
Gravações
Divididos em grupos, com o roteiro da radionovela em mãos e falas ensaiadas, os alunos puderam usufruir de um estúdio sonoro que possibilitou a eles a utilização de microfones de alta qualidade, além de assessoria técnica para as gravações.
“A criatividade nos enredos elaborados, os recursos sonoros explorados, o trabalho em equipe, e principalmente, o protagonismo dos alunos tornaram essa visita produtiva e especial para todos os envolvidos”, ressalta a professora Andréia.
Para a aluna Beatriz Guissardi, a experiência foi fantástica e única. “Fui a primeira a gravar. Um pouco de ansiedade? Claro! Mas, no final acabou dando mais certo do que esperávamos. Os técnicos nos ajudaram e tudo ocorreu de forma dinâmica. A gravação ficou ótima. Digo com toda certeza: seria incrível ter mais experiências assim”, garante.
A coordenadora pedagógica do Ateneu Ensino Médio também parabeniza os estudantes e a professora Andréia pelo trabalho realizado. “Aprender a aprender sempre. Parabéns moçada e professora pela iniciativa”, finaliza a professora Marta Fiori.
Em um mundo cada vez mais globalizado, o conhecimento (em diversas áreas) e o raciocínio lógico são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que serão usufruídas tanto na vida pessoal como na profissional. É nesse sentido que a tecnologia ganha espaço nas salas de aula.