
Alunos do Ateneu Barão de Mauá visitam biblioteca do Centro Universitário
Na última terça-feira, 22 de abril, em comemoração ao dia do livro, os alunos do Ateneu Barão de Mauá – unidade Barãozinho (ensino infantil e fundamental) participaram de uma visita guiada à biblioteca do Centro Universitário. Divididas em três grupos, as crianças foram acompanhadas por professores e pela equipe da biblioteca.
Durante o passeio, os estudantes conheceram a história de Irineu Evangelista de Sousa, que recebeu o título de Barão de Mauá do imperador Dom Pedro II em 1854. Eles também exploraram o acervo literário, livros interativos e até fósseis de dinossauros. Ao final da atividade, houve uma contação de história, e, após voltarem para a sala de aula, os alunos fizeram ilustrações baseadas no conto.
A coordenadora Fabiana Cristina Milan Squesario, que acompanhou a visita, destacou a importância da iniciativa. “Essa visita teve o intuito de incentivar os alunos a criar hábitos e gosto pela leitura. Saber que o ato de ler é muito prazeroso, que a leitura nutre a inteligência e que ler um livro é nunca estar só. Atualmente, a leitura enfrenta desafios devido às distrações digitais, como notificações constantes e redes sociais. Muitos dos alunos não conheciam uma biblioteca física, eles ficaram surpresos com a quantidade de livros encontrados e até fizeram um desafio na tentativa de descobrir quantos exemplares havia”, comentou.
Postada em 24/04/2025 por Mauro Delle
Jornalista: Mauro Marinho
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890


Notícias
13 junho 2025
No dia 6 de junho, o Ateneu Barão de Mauá realizou sua tradicional Festa Junina, reunindo alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio em uma grande celebração da cultura brasileira. Com o tema “Orgulho de Nossas Raízes”, o evento aconteceu no Shopping Iguatemi e contou com uma programação repleta de atrações.