Acessos

Visita ao Museu Casa de Portinari

No dia 30 de novembro, os alunos dos 3°s, 4°s e 5°s anos do Ateneu Barão de Mauá, acompanhados pela diretora Prof.ª Vera Carlotti e professores, vivenciaram uma rica experiência cultural ao visitarem o Museu Casa de Portinari, localizado em Brodowski. O local, antiga residência de Candido Portinari, é um testemunho da forte conexão do artista com suas raízes e origens.

Tombada pelo Iphan em 1968 e adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo em 1969, a casa foi transformada em um museu que preserva as experiências e técnicas de Portinari em pinturas murais. Inaugurado em 1970, o complexo, composto por uma casa principal e anexos, reflete a simplicidade típica do interior.

Durante a visita, os alunos foram surpreendidos ao encontrar, por acaso, João Cândido Portinari, filho do renomado pintor, que participava de um simpósio na cidade. A diretora Prof.ª Vera Carlotti compartilhou a emocionante experiência.

"Estivemos por mais de uma hora com ele na praça em frente ao museu, interagindo com nossas crianças. Foi gratificante ver João Candido Portinari dar autógrafos, responder às perguntas das crianças e nos parabenizar pelo trabalho da escola. Essa visita não apenas enriqueceu o repertório cultural dos alunos do Ateneu, mas também proporcionou um encontro único com a história e a arte que moldaram a identidade cultural do Brasil, por meio do legado imortal de Candido Portinari”, comenta Vera.

Postada em 12/12/2023 por Rogéria Carla Gamba Garcia
Jornalista: Rogéria Garcia
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
21 junho 2024

O Ateneu Barão de Mauá realizou sua tradicional Festa Junina. O evento aconteceu no dia 8 de junho, no Espaço Iguatemi.

Notícias
13 julho 2021

O Centro Universitário Barão de Mauá realiza uma gincana de conhecimentos, voltada para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto e região.

Notícias
06 fevereiro 2023

No dia 15 de dezembro, aconteceu a conclusão do Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá, no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping. Após dois anos, a cerimônia voltou a ser realizada de forma totalmente presencial.