Acessos

Visita ao Museu Casa de Portinari

No dia 30 de novembro, os alunos dos 3°s, 4°s e 5°s anos do Ateneu Barão de Mauá, acompanhados pela diretora Prof.ª Vera Carlotti e professores, vivenciaram uma rica experiência cultural ao visitarem o Museu Casa de Portinari, localizado em Brodowski. O local, antiga residência de Candido Portinari, é um testemunho da forte conexão do artista com suas raízes e origens.

Tombada pelo Iphan em 1968 e adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo em 1969, a casa foi transformada em um museu que preserva as experiências e técnicas de Portinari em pinturas murais. Inaugurado em 1970, o complexo, composto por uma casa principal e anexos, reflete a simplicidade típica do interior.

Durante a visita, os alunos foram surpreendidos ao encontrar, por acaso, João Cândido Portinari, filho do renomado pintor, que participava de um simpósio na cidade. A diretora Prof.ª Vera Carlotti compartilhou a emocionante experiência.

"Estivemos por mais de uma hora com ele na praça em frente ao museu, interagindo com nossas crianças. Foi gratificante ver João Candido Portinari dar autógrafos, responder às perguntas das crianças e nos parabenizar pelo trabalho da escola. Essa visita não apenas enriqueceu o repertório cultural dos alunos do Ateneu, mas também proporcionou um encontro único com a história e a arte que moldaram a identidade cultural do Brasil, por meio do legado imortal de Candido Portinari”, comenta Vera.

Postada em 12/12/2023 por Rogéria Carla Gamba Garcia
Jornalista: Rogéria Garcia
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
12 julho 2021

Lucas Ferreira Silva, aluno da 3ª série A do Ensino Médio do Ateneu, está na final do Desafio Master Barão. A gincana de conhecimentos on-line é realizada pelo Centro Universitário Barão de Mauá e reúne alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto e região em uma grande maratona. A última etapa da competição será realizada hoje (12).

Notícias
02 junho 2022

O Ateneu Barão de Mauá completou 56 anos. Durante o mês de maio, aconteceram diversas atividades para celebrar a história de sucesso, idealizada pelos amigos José Favaro Júnior e Domingos João Baptista Spinelli.

Notícias
28 junho 2022

O Ateneu Barão de Mauá organizou uma manhã de palestras, no dia 4 de junho. O objetivo do evento foi proporcionar aos alunos um contato com profissionais de diferentes áreas para que pudessem obter informações que facilitem a escolha profissional.