Acessos

Ateneu Barão de Mauá oferece educação socioemocional como diferencial de ensino

Desde a sua fundação, o Ateneu Barão de Mauá se preocupa em oferecer uma educação de qualidade com diferenciais que possam transformar a vida de seus estudantes. Um destes diferenciais promovidos é a educação socioemocional.

Segundo Naiara de Souza, assistente da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, essa disciplina incita o gerenciamento das emoções, o pensar antes das tomadas de decisões, o colocar-se no lugar do outro e, principalmente, a trabalhar com as perdas e frustrações.

Considerando o cenário atual, esses fatores são imprescindíveis tanto para o presente como para a vida adulta.

“A aprendizagem socioemocional é de grande importância para que a criança desenvolva a inteligência e a saúde emocional”, ressalta Naiara.

Para a professora Lívia Colmanetti, que ministra aulas em todas as turmas do Ensino Médio, a educação socioemocional prepara os adolescentes para lidarem com as emoções em todas as situações da vida, tais como no mercado de trabalho, na universidade e nos relacionamentos.

“Esse diferencial mostra a importância do controle emocional na superação dos desafios cotidianos sempre nutrindo seus sonhos”, comenta.

As aulas

A assistente Naiara explica que as aulas são realizadas uma vez por semana e têm como base o material apostilado, que também é um dos diferenciais do Ateneu.

“A partir disso, desenvolvemos a base conceitual da lição, além de atividades práticas e reflexivas”, diz.

A professora Lívia ainda ressalta que as aulas de educação socioemocional apresentam temas que são discutidos por meio de textos, dinâmicas, estudos de casos, filmes, músicas e outras metodologias com o intuito de, justamente, desenvolver habilidades como o autoconhecimento, a resiliência, a consciência social, a empatia, o empreendedorismo, entre outras.

“A educação socioemocional prepara as crianças para todos os desafios da vida”, finaliza.

Postada em 12/03/2021 por Nathalia Maria Pereira Bovi

Jornalistas: Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br

Nathalia Bovi - MTB: 89.966/ nathalia.pereira@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Postada em 26/04/2022 por
Jornalista:
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
10 fevereiro 2021

O Ateneu Barão de Mauá iniciou o ano letivo de 2021 com uma ação de acolhimento. Professores, colaboradores e a diretora Prof.ª Vera Carlotti recepcionaram os alunos com placas estampadas com a frase “Estávamos com saudades”.

Notícias
04 julho 2022

Os alunos do Ateneu Barão de Mauá – Ensino Médio podem explorar diferentes espaços da escola para desconectar da tensão pré-vestibular. Atualmente, os locais mais frequentados pelos estudantes nos intervalos entre as aulas são os cantinhos com puffs.

Notícias
02 junho 2022

O Ateneu Barão de Mauá completou 56 anos. Durante o mês de maio, aconteceram diversas atividades para celebrar a história de sucesso, idealizada pelos amigos José Favaro Júnior e Domingos João Baptista Spinelli.