Diários de Motocicleta foi tema de atividade
Lançado em 2004, o filme retrata uma história real dos argentinos Ernesto Guevara de La Serna (Che) e seu amigo Alberto Granado, que percorrem a América do Sul em cima de uma motocicleta antiga. O longa-metragem é baseado nos relatos do diário de Che Guevara, contidos no livro “De Moto pela América do Sul”, escrito por ele durante a viagem.
Segundo a professora, o objetivo do trabalho foi exercitar a expressão e a produção escrita dos alunos, além de desenvolver o argumento na língua espanhola. A escolha do filme ocorreu com base nos conteúdos propostos pela Apostila Anglo.
“No 7° ano, os alunos tiveram o primeiro contato com esse tema, pois há uma sinopse do filme e no 8° ano a apostila volta a fazer uma abordagem neste assunto, apresentando o protagonista do filme Gael García Bernal, quando estudamos discurso indireto. O estimulo a produção escrita de resenhas de filmes permite que os alunos desenvolvam suas competências comunicativas. Eles podem fazer uma síntese, uma análise crítica, obter conhecimentos sobre a cultura e os costumes dos países latinos hispanos”, comenta.
Clique aqui para conhecer as resenhas dos alunos.
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. A oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional, estão entre as propostas. Pensando nisso, nos dias 22, 24 e 25 de março, os estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio do Ateneu realizaram uma atividade de integração com os alunos dos nonos anos.
Em meio a tantas incertezas causadas pela crise do novo coronavírus, a professora de espanhol do Ateneu Barão de Mauá Gisele Colla resolveu proporcionar uma atividade diferente para os alunos do 7º ano. Ela pediu para que eles descrevessem suas rotinas durante o isolamento social e elaborassem um roteiro de viagem para a América do Sul.