Acessos

Integração Novo Ensino Médio

“Foi bem legal a integração realizada entre as primeiras séries do Ensino Médio e os nonos anos. Os alunos puderam, além da socialização, trocar saberes, compartilhando o que estão estudando e assim os nonos anos estão tendo a oportunidade de conhecer a proposta do Novo Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá”, disse a coordenadora pedagógica do Ensino Médio Prof.ª Marta Fiori.

O Prof. Henrique Ferreira explica que os alunos do Ensino Médio realizaram uma aula teórica para as turmas dos 9º anos com o intuito de mostrar as partes dentárias, os componentes da pasta de dente, as principais doenças causadas pela má escovação e as curiosidades sobre o histórico da pasta dental. Após isso, foram levados para a produção da sua própria pasta caseira, ecológica e saudável com a ajuda dos alunos do curso. Ao final, levaram suas pastas para casa.

“Além da interação entre os alunos do Ensino Médio e do Fundamental II, o objetivo da atividade foi mostrar toda a parte ecológica e natural de uma pasta dentária e ensinar que podemos realizar procedimentos caseiros para fugir da industrialização em excesso, e mesmo assim, obter um bom resultado. Para a criação da pasta eles pesquisaram sobre todos seus componentes e indicações para seu uso. É importante ressaltar que por mais que a pasta seja de total segurança para seu uso, ela não foi produzida em locais e com materiais de higiene controlada para que garantisse sua segurança”, relata o professor de Química.

Outra atividade do evento foi a “Pegada Ecológica. O Prof. Carlos Noccioli ministra aulas de Geografia e esclarece que com a evolução do capitalismo, a exploração dos recursos naturais, o consumo, a geração de resíduos e a degradação ambiental aumentaram vertiginosamente, ampliando de modo significativo as marcas, os rastros ou as pegadas dos seres humanos no meio ambiente.

“Para mensurar os impactos provocados pelas atividades humanas na natureza, pesquisadores desenvolveram, no começo da década de 90, o conceito de pegada ecológica. Por meio dela, as pessoas podem compreender, de forma mais prática, qual é a extensão territorial e a quantidade de recursos naturais necessários em média, para sustentar seu estilo de vida. Se o seu padrão de consumo está dentro dos limites do planeta, ou seja, de sua biocapacidade”, expõe.

Daniela Mioto, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II falou sobre a importância da atividade. “A Integração é um excelente momento para o aluno conhecer como funciona o Ensino Médio e seus professores. Os alunos dos nonos receberam este momento com muita curiosidade e alegria”, finaliza.

Postada em 10/04/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
18 agosto 2022

Erick Mizuguchi dos Santos, Isabelle Del Neri Collucci, Laura Aguilar Ribeiro e Marília Menezes Ribeiro, alunos do 9º ano do Ateneu Barão de Mauá – Ensino Fundamental II, foram selecionados entre 19 mil estudantes para a 2ª etapa do Concurso EPTV na Escola.

Notícias
31 maio 2022

Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Ateneu Barão de Mauá participaram do Projeto Saúde na Escola. A atividade aconteceu de 12 de abril a 17 de maio e foi realizada pelos estudantes do Curso de Medicina do Centro Universitário, supervisionados pelos docentes: Ana Paula Raizara, Belkiss Rolim Rodrigues Fracon e Marcelo Motta Dutra.

Notícias
16 novembro 2022

Alunos do Ensino Fundamental II participaram de mais uma edição do Ateneu Literário. Eles produziram textos nas aulas de Redação e os trabalhos foram reunidos em um livro. No dia 5 de novembro, aconteceu o lançamento da obra, no anfiteatro do Centro Universitário Barão de Mauá.