Acessos

Ateneu divulga coletânea literária produzida por alunos

Segundo a professora Andréia Conti, a equipe responsável pelo Ateneu Literário é formada por estudantes dos oitavos anos. Mais que um incentivo à leitura, o objetivo principal do projeto é a valorização dos textos produzidos pelos alunos, dando a eles um destino social.

“O Ateneu Literário, ainda visa incentivar o uso de ferramentas digitais para o layout dos textos produzidos, como também desenvolver o protagonismo dos alunos em todo o processo que vai desde a elaboração, perpassando pela seleção dos textos até ao produto final”, comenta.

Depoimentos dos participantes

Na opinião da Maria Luísa Fragoso Vieira, o Ateneu Literário trouxe facilidade para trabalhar com diferentes gêneros de textos.

“A minha experiência no projeto foi gratificante, porque o texto que eu escrevi foi de um gênero, que eu nuca tinha trabalhado. Eu pretendo participar da próxima edição e ter o meu texto selecionado novamente para integrar a coletânea. O projeto incentiva à leitura e à escrita, mas também traz novos conhecimentos”, relata a aluna do 9º B.

Gabriel Lacerda Miguel Nicolau escreveu textos para a coletânea e também integrou a equipe responsável pelo projeto. Ele conta um pouco de sua experiência neste trabalho.

“Eu participei de duas formas, no lado da produção de textos e na seleção dos trabalhos. Foi muito interessante, porque eu consegui ver todo o empenho que a equipe teve para construir a coletânea. No final, ainda conseguimos produzir um texto que pode ser lido em qualquer faixa etária. O Ateneu Literário proporciona aprendizado e integração entre os estudantes”, comenta o aluno do 9º A.

Para João Otávio Silva Reis, que participou em duas edições do Ateneu Literário, o projeto é incrível.

“A atividade estimula os alunos a escrever, inventar histórias e desenvolver a criatividade. Eu tenho orgulho de ter feito parte dele”, afirma o aluno do 8º C.

Juliana Sisdeli Brunini diz, que foi uma honra participar do Ateneu Literário.

“A professora Andréia deu liberdade para a equipe de seleção dos trabalhos e apoiou em tudo o que precisávamos, tirou nossas dúvidas e nos ensinou como prosseguir. Foi uma realização sentir que eu fiz parte de algo tão único e importante, quanto a escolha dos textos. Eu adorei fazer parte deste projeto e se pudesse, faria tudo novamente, porque foi uma experiência grandiosa”, disse a aluna do 9º A.

Maria Clara Romero Rodrigues, concorda com a opinião da colega e diz que é extremamente grata por tudo o que o Ateneu Literário ofereceu.

“Foi um período de empenho, amor e dedicação, mas que teve muito para nos oferecer. Todos nós estávamos unidos em um único objetivo para que tudo desse certo. Eu tive o prazer e a alegria do meu texto ter sido selecionado. O Ateneu Literário é uma experiência inesquecível”, finaliza a aluna do 9ºB

Quer conhecer os textos que compõem a 2ª edição da coletânea? Clique aqui e confira.

Postada em 29/03/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
09 outubro 2023

O evento proporcionou uma incrível viagem que abrangeu diversas décadas

Notícias
06 fevereiro 2023

No dia 11 de dezembro, aconteceu a conclusão da Educação Infantil do Ateneu Barão de Mauá. Na cerimônia, as crianças puderam demonstrar o que aprenderam na escola e fizeram apresentações ao pais e convidados.

Notícias
27 janeiro 2023

Segue até 31 de janeiro, o Encontro Pedagógico do Ateneu Barão de Mauá. A abertura do evento aconteceu no dia 24 e contou com a presença de um convidado especial, Caê Nóbrega. Ele realizou o workshop “Saia do Lugar Comum”.