Acessos

Alunos do Ateneu são destaque em competição científica

Direcionada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a OBQJr tem por objetivo estimular o interesse dos jovens pelas Ciências da Natureza, especialmente a Química, contribuir na melhoria do ensino, além de identificar novos talentos na área.

A primeira fase da competição aconteceu em setembro de 2020. Devido à pandemia do novo coronavírus, a segunda foi realizada no mês passado.

O professor Herbert Dias, que orientou os alunos durante a OBQJr, não ministra mais aulas no Ateneu, pois assumiu um cargo em uma instituição federal. Mas, não deixou de parabenizar os jovens pela conquista.

Para ele, as olimpíadas do conhecimento são meios importantes para a inserção dos alunos em estudos sistemáticos e aprofundados sobre os conteúdos que serão abordados durante sua formação acadêmica e profissional, além de contribuir para o conhecimento de mundo do mesmo.

Talentos da competição

O aluno Gabriel Lacerda acredita que tanto a prova, como o resultado serviram de aprendizado para a vida.

“Além de ter sido uma ótima experiência, o resultado irá agregar muito no meu histórico acadêmico. Agradeço a escola e ao professor Herbert, porque sem eles nada disso seria possível”, comenta.

Bruno de Carvalho diz que a OBQJr é o maior exame nacional de química do Ensino Fundamental. Muitos alunos, de todo o Brasil, se preparam anualmente para realizar o exame. Com os alunos do Ateneu não foi diferente.

“Participar desta competição é importante, não apenas pelas premiações, mas principalmente pelo conhecimento adquirido nas preparações. Não há como descrever a alegria que senti ao receber a notícia da conquista da Menção Honrosa. Foi uma sensação de felicidade, misturada com um sentimento de dever cumprido. Agradeço a Deus, ao professor Herbert, aos colegas e à minha família. Sem o apoio de vocês, com certeza, não seria possível”, assegura.

Gabriel Buzo também está feliz por ter recebido a Menção Honrosa na Olimpíada de Química Júnior 2020.

“Agradeço ao Ateneu Barão de Mauá pelo apoio durante as fases da competição, especialmente ao professor Herbert, pois ele fez toda diferença, incentivando e dando todo suporte necessário. Sempre acreditou e confiou em mim e também nos meus colegas de turma”, finaliza.

Postada em 27/03/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba | Nathalia Bovi
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
05 dezembro 2022

O Ateneu Barão de Mauá realizou o Festival Aquático, no dia 26 de novembro, com o objetivo de mostrar aos familiares dos alunos o que aprenderam nas aulas de Natação, que são desenvolvidas de forma lúdica e segura. O evento contou com a participação de crianças e adolescentes do Maternal ao Ensino Médio.

Notícias
10 fevereiro 2022

O Ateneu Barão de Mauá realizou o Encontro Pedagógico 2022, que trouxe como tema “Inovação e Tecnologia”. O evento aconteceu de 24 a 31 de janeiro e contou com diversas atividades, entre elas, palestras e treinamentos.

Notícias
09 novembro 2021

Durante o mês de outubro, os alunos do Ateneu Barão de Mauá – Ensino Médio, organizaram atividades de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação contou com o apoio da diretora Vera Carlotti e das professoras Marta Fiori e Lívia Colmanetti.