Acessos

Aluna do Ateneu vence concurso literário da Feira do Livro

Letícia Furlani, aluna da 1ª série do Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá, venceu o Concurso Literário da 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, na modalidade Conto Estudantil.

O tema proposto para os participantes da categoria foi “É preciso muita coragem para ir atrás da verdade”, uma referência ao livro “A Casa Mágica”, da escritora Stella Maris Rezende, homenageada do concurso. Segundo a vencedora, ela ficou sabendo da competição por meio da professora Andréia Conti, mas não esperava ser a campeã.

O assunto que deu vida ao melhor conto estudantil do concurso surgiu enquanto dormia. “O tema envolveu os desafios em busca da verdade. Dois dias antes de criar o conto, sonhei que estava escrevendo esse texto. Fiz um enredo com base em um passarinho que no final acabou liberto. Na verdade, a ave era uma pessoa. Foi a primeira vez que participei do concurso da Feira do Livro e estou extremamente feliz pela conquista”, comenta.

A professora Andréia relata que seis textos de alunos foram enviados para o concurso e a Letícia teve a honra de ter o conto selecionado. Para ela, o diferencial desta edição foi a divulgação dos resultados apenas na Cerimônia de Premiação, causando euforia e expectativa para os participantes e convidados.

“O texto da Letícia é bastante sensível e foi muito elogiado pelos avaliadores e lido por outras pessoas, que valorizaram sua escrita. Foi um evento maravilhoso! Penso que escrevemos na escola, mas não somente para ela. Assim, o texto do aluno tem que ter um destino social sempre. Quando temos esses concursos é uma oportunidade para divulgarmos o que os alunos produzem. São textos lindos que todos precisam conhecer”, afirma.

A premiação aconteceu no dia 13 de agosto, no Auditório Meira Junior. Clique aqui para ler o conto campeão.

Postada em 21/08/2023 por Rogéria Carla Gamba Garcia
Jornalista: Rogéria Garcia
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
10 fevereiro 2022

O Ateneu Barão de Mauá realizou o Encontro Pedagógico 2022, que trouxe como tema “Inovação e Tecnologia”. O evento aconteceu de 24 a 31 de janeiro e contou com diversas atividades, entre elas, palestras e treinamentos.

Notícias
08 outubro 2021

Os alunos do 7º ano C do Ateneu Barão de Mauá, assistiram a uma palestra com o capitão do Corpo de Bombeiros, Glauco Castilho Rossi, pai do estudante Lucas Carniel Rossi. Na ocasião, o convidado falou sobre incêndios florestais, poluentes gerados pela combustão e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O evento aconteceu no dia 30 de setembro, no Ateneu Fundamental II.

Notícias
02 junho 2022

O Ateneu Barão de Mauá completou 56 anos. Durante o mês de maio, aconteceram diversas atividades para celebrar a história de sucesso, idealizada pelos amigos José Favaro Júnior e Domingos João Baptista Spinelli.