Acessos

Aluna do Ateneu vence concurso literário da Feira do Livro

Letícia Furlani, aluna da 1ª série do Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá, venceu o Concurso Literário da 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, na modalidade Conto Estudantil.

O tema proposto para os participantes da categoria foi “É preciso muita coragem para ir atrás da verdade”, uma referência ao livro “A Casa Mágica”, da escritora Stella Maris Rezende, homenageada do concurso. Segundo a vencedora, ela ficou sabendo da competição por meio da professora Andréia Conti, mas não esperava ser a campeã.

O assunto que deu vida ao melhor conto estudantil do concurso surgiu enquanto dormia. “O tema envolveu os desafios em busca da verdade. Dois dias antes de criar o conto, sonhei que estava escrevendo esse texto. Fiz um enredo com base em um passarinho que no final acabou liberto. Na verdade, a ave era uma pessoa. Foi a primeira vez que participei do concurso da Feira do Livro e estou extremamente feliz pela conquista”, comenta.

A professora Andréia relata que seis textos de alunos foram enviados para o concurso e a Letícia teve a honra de ter o conto selecionado. Para ela, o diferencial desta edição foi a divulgação dos resultados apenas na Cerimônia de Premiação, causando euforia e expectativa para os participantes e convidados.

“O texto da Letícia é bastante sensível e foi muito elogiado pelos avaliadores e lido por outras pessoas, que valorizaram sua escrita. Foi um evento maravilhoso! Penso que escrevemos na escola, mas não somente para ela. Assim, o texto do aluno tem que ter um destino social sempre. Quando temos esses concursos é uma oportunidade para divulgarmos o que os alunos produzem. São textos lindos que todos precisam conhecer”, afirma.

A premiação aconteceu no dia 13 de agosto, no Auditório Meira Junior. Clique aqui para ler o conto campeão.

Postada em 21/08/2023 por Rogéria Carla Gamba Garcia
Jornalista: Rogéria Garcia
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
24 setembro 2020

Após o estudo sobre células, os alunos dos 6ºs anos do Ateneu Barão de Mauá, sob orientação dos professores Maria Regina Suavinha e Felipe Zampieri, confeccionaram maquetes e fizeram células comestíveis, utilizando os materiais disponíveis em casa.

Notícias
31 agosto 2023

Nesta semana, o Ateneu Barão de Mauá entregou o Destaque Mauá para os alunos do Ensino Fundamental I. O certificado é conferido aos alunos que apresentam um desempenho exemplar em seus estudos.

Notícias
09 novembro 2021

Durante o mês de outubro, os alunos do Ateneu Barão de Mauá – Ensino Médio, organizaram atividades de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação contou com o apoio da diretora Vera Carlotti e das professoras Marta Fiori e Lívia Colmanetti.