Acessos

Ateneu Barão de Mauá oferece Ensino Médio diferenciado

Mais do que oferecer infraestrutura completa, corpo docente qualificado e preparação para o ENEM e vestibulares, o Ateneu Barão de Mauá busca desenvolver, em seus alunos, a criatividade e o espírito investigativo para que sejam capazes de analisar o mundo ao redor.

Metodologia

Segundo a coordenadora pedagógica do Ateneu Ensino Médio, Profª Marta Fiori, a escola utiliza Sistema Anglo de Ensino Bienal, em que o aluno tem o conteúdo programático referente ao Ensino Médio em dois anos. A terceira série é um curso extensivo em que acontece a revisão do conteúdo abordado nos anos anteriores.

“Essa metodologia possibilita ao aluno rever, tirar dúvidas dos conteúdos solicitados nos vestibulares, aprimorando sua preparação com mais eficácia, além de conduzir para a escolha do curso superior”, disse.

Material didático

Nas primeiras séries, o material do Sistema Anglo é divido em quatro apostilas (uma por bimestre), livros textos e cadernos de exercícios, em que constam as tarefas mínimas e complementares.

O caderno de exercícios possibilita ao aluno tanto a aprendizagem, quanto a fixação de conteúdos vistos em aula, com independência, criando assim o hábito de estudar todos os dias, seguindo a metodologia do Sistema Anglo: “Aula dada, aula estudada, hoje”.

O Sistema Anglo oferece, também, a Plataforma Plurall, como apoio para a aprendizagem. É uma plataforma de estudos digital com vídeos revisionais, canto de lousa explicativa, apostilas em formato digital, que ajudam a fixar o conteúdo. Também possibilita que o aluno consulte e poste suas dúvidas, realize as tarefas mínimas e complementares.

O Ateneu oferece, além das aulas presenciais e on-line, como apoio para Produção Textual, uma Plataforma digital em que textos escritos pelos alunos são corrigidos em vídeo.

Para Educação Socioemocional o Ateneu utiliza o material da Escola da Inteligência, fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal.

Terceirão

Na terceira série são oito apostilas com o conteúdo, as tarefas de sala, as mínimas e as complementares, um livro texto para cada disciplina, um caderno HAC, que visa, juntamente com todo o material do Ensino Médio, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas, como analisar, criticar, estabelecer hipóteses, inferir regras, entre outras.

O aluno da terceira série, ainda recebe uma apostila de revisão com questões objetivas e outra com questões abertas, objetivando revisão para a primeira e segunda fase dos vestibulares.

Todo esse material encontra-se disponível, também no formato on-line, na Plataforma Plurall.

Como são as aulas?

A coordenadora conta, que as aulas são expositivas, dialogadas e práticas.

“Os professores buscam sempre novas metodologias que sejam exitosas para o processo de aprendizagem, direcionando nossos alunos, sem, contudo, coibir a criatividade e os interesses dos jovens, mas sim buscam torná-los alunos críticos, independentes e construtores do seu próprio saber”, finaliza Marta Fiori.

Postada em 12/04/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br | Nathalia Bovi - MTB: 89.966 / nathalia.pereira@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
25 agosto 2022

Os alunos do 5º ano do Ateneu participaram de uma integração para o Ensino Fundamental II, na segunda-feira (15). Foram realizadas aulas e visitas aos laboratórios que farão parte de suas vivências estudantis no ano que vem. As crianças foram divididas em três grupos, que se alternaram entre as atividades.

Notícias
30 setembro 2023

Alunos do Ensino Fundamental II brilham em evento de conhecimento, criatividade e integração

Notícias
18 novembro 2022

Dois alunos do 9º ano do Ateneu Barão de Mauá foram premiados na Olimpíada Brasileira de Química (OBQjr). Eloá Duó Lima Nunes, da turma A, e Lorenço Freitas Gobetti, da turma B, conquistaram medalhas de bronze na competição. O resultado saiu no dia 20 de outubro.