Acessos

Ateneu Barão de Mauá oferece Ensino Médio diferenciado

Mais do que oferecer infraestrutura completa, corpo docente qualificado e preparação para o ENEM e vestibulares, o Ateneu Barão de Mauá busca desenvolver, em seus alunos, a criatividade e o espírito investigativo para que sejam capazes de analisar o mundo ao redor.

Metodologia

Segundo a coordenadora pedagógica do Ateneu Ensino Médio, Profª Marta Fiori, a escola utiliza Sistema Anglo de Ensino Bienal, em que o aluno tem o conteúdo programático referente ao Ensino Médio em dois anos. A terceira série é um curso extensivo em que acontece a revisão do conteúdo abordado nos anos anteriores.

“Essa metodologia possibilita ao aluno rever, tirar dúvidas dos conteúdos solicitados nos vestibulares, aprimorando sua preparação com mais eficácia, além de conduzir para a escolha do curso superior”, disse.

Material didático

Nas primeiras séries, o material do Sistema Anglo é divido em quatro apostilas (uma por bimestre), livros textos e cadernos de exercícios, em que constam as tarefas mínimas e complementares.

O caderno de exercícios possibilita ao aluno tanto a aprendizagem, quanto a fixação de conteúdos vistos em aula, com independência, criando assim o hábito de estudar todos os dias, seguindo a metodologia do Sistema Anglo: “Aula dada, aula estudada, hoje”.

O Sistema Anglo oferece, também, a Plataforma Plurall, como apoio para a aprendizagem. É uma plataforma de estudos digital com vídeos revisionais, canto de lousa explicativa, apostilas em formato digital, que ajudam a fixar o conteúdo. Também possibilita que o aluno consulte e poste suas dúvidas, realize as tarefas mínimas e complementares.

O Ateneu oferece, além das aulas presenciais e on-line, como apoio para Produção Textual, uma Plataforma digital em que textos escritos pelos alunos são corrigidos em vídeo.

Para Educação Socioemocional o Ateneu utiliza o material da Escola da Inteligência, fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal.

Terceirão

Na terceira série são oito apostilas com o conteúdo, as tarefas de sala, as mínimas e as complementares, um livro texto para cada disciplina, um caderno HAC, que visa, juntamente com todo o material do Ensino Médio, desenvolver habilidades cognitivas mais elevadas, como analisar, criticar, estabelecer hipóteses, inferir regras, entre outras.

O aluno da terceira série, ainda recebe uma apostila de revisão com questões objetivas e outra com questões abertas, objetivando revisão para a primeira e segunda fase dos vestibulares.

Todo esse material encontra-se disponível, também no formato on-line, na Plataforma Plurall.

Como são as aulas?

A coordenadora conta, que as aulas são expositivas, dialogadas e práticas.

“Os professores buscam sempre novas metodologias que sejam exitosas para o processo de aprendizagem, direcionando nossos alunos, sem, contudo, coibir a criatividade e os interesses dos jovens, mas sim buscam torná-los alunos críticos, independentes e construtores do seu próprio saber”, finaliza Marta Fiori.

Postada em 12/04/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br | Nathalia Bovi - MTB: 89.966 / nathalia.pereira@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
15 agosto 2022

No dia 6 de agosto, o Ateneu Barão de Mauá realizou o Encontro com Pais. A reunião teve como objetivo apresentar os resultados da 2ª etapa da Educação Infantil ao 5º ano.

Notícias
11 janeiro 2021

Considerada a segunda língua mais falada em todo o mundo, o espanhol vem se tornando, cada vez mais, fundamental em nosso dia a dia.

Notícias
10 fevereiro 2021

O Ateneu Barão de Mauá iniciou o ano letivo de 2021 com uma ação de acolhimento. Professores, colaboradores e a diretora Prof.ª Vera Carlotti recepcionaram os alunos com placas estampadas com a frase “Estávamos com saudades”.