Acessos

Alunos recitam poemas em vídeos

Os alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e da 1ª série do Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá realizaram um trabalho diferente no primeiro bimestre. Intitulada “Pausa Poética”, a atividade proporcionou aos estudantes um momento único: a escolha de um texto e, após a leitura, a recitação em vídeos.

Segundo a professora Andréia Conti, responsável pela atividade, os alunos foram estimulados a mergulharem no universo literário. O objetivo era que pudessem escolher um texto que os sensibilizassem.

“A leitura deveria ser feita de forma bastante expressiva e gravada no formato de vídeo”, explica.

Ainda de acordo com a professora, o projeto tem o intuito de trazer conforto aos corações dos jovens durante a pandemia.

“O nome dado ao projeto é bastante sugestivo. Nossa intenção é promover uma ‘Pausa Poética’ nas dificuldades enfrentadas em um contexto pandêmico e trazer à alma um pouco de acalento”, diz.

Expectativas superadas

Professora Andréia explica que as expectativas propostas pela atividade foram superadas.

“Os alunos se mostraram motivados a pesquisar e a conhecer outros textos além daqueles que são trabalhados na sala de aula”, comenta.

Para Beatriz de Lima, que está na 1ª série do Ensino Médio, a sensação não é diferente.

Apesar de, em princípio, achar a proposta da professora Andréia diferente, hoje ela aguarda ansiosamente por uma nova oportunidade.

“Esse projeto foi muito legal. Conseguimos nos descobrir e saber que somos capazes. Muitas pessoas têm vergonha de se apresentar, e essa atividade ajudou nisso, porque você enfrenta seus medos e suas dificuldades. Espero fazer esse projeto novamente. Gostei muito”, ressalta.

Assim como aconteceu com a Beatriz, Clara da Silva, também da 1ª série do Ensino Médio, conta que a atividade fez com que descobrisse um lado artístico que, de acordo com ela mesma, estava adormecido.

“Procurar por um poema que me agradasse em meio a tantos textos maravilhosos foi uma viagem de muita imaginação e fantasia. Declamar essas palavras com minha própria voz e meus próprios sentimentos foi gratificante e me ensinou que posso sim ser uma artista”, explica.

Para a colega de série Luiza Pedersoli, expor sua opinião sobre uma interpretação de texto própria foi fundamental para se sentir livre.

“Eu adorei o trabalho. Ele proporcionou a liberdade de poder interpretar da maneira que entendíamos e o que gostamos, sem algo decorado”, afirma.

Por fim, a Giovana Borges de Sousa, também da 1ª série do Ensino Médio, concorda que a escolha do vídeo e a recitação foram libertadoras.

“Eu desejei que fosse algo a respeito que eu concordo, por isso, o poema ‘Sonho’, de Shakespeare. Na hora da gravação, foi libertador recitar frases poéticas e bonitas. Foi como se elas falassem com a gente”, finaliza.

Os vídeos estão disponíveis no canal do Ateneu no Youtube. Confira:

Ensino Fundamental II (clique aqui)

Ensino Médio (clique aqui) 


Postada em 11/04/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br | Nathalia Bovi - MTB: 89.966/ nathalia.pereira@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
04 julho 2022

Os alunos do Ateneu Barão de Mauá – Ensino Médio podem explorar diferentes espaços da escola para desconectar da tensão pré-vestibular. Atualmente, os locais mais frequentados pelos estudantes nos intervalos entre as aulas são os cantinhos com puffs.

Notícias
10 dezembro 2021

Na última quarta-feira (8), aconteceu mais uma final do Desafio Master Barão. Gabriel Ferreira Silva foi o campeão desta edição. Ele é aluno do Ateneu Ensino Médio e conquistou uma bolsa 100% para cursar uma graduação no Centro Universitário Barão de Mauá, exceto Medicina.

Notícias
13 maio 2020

Desde 2017, o Ateneu Barão de Mauá realiza um projeto, que estimula a leitura e a escrita dos alunos do Ensino Fundamental II. O “Ateneu Literário” reúne em uma coletânea, textos produzidos durante as aulas de Redação. A 2ª edição está disponível para consulta.