Acessos

Alunos recitam poemas em vídeos

Os alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e da 1ª série do Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá realizaram um trabalho diferente no primeiro bimestre. Intitulada “Pausa Poética”, a atividade proporcionou aos estudantes um momento único: a escolha de um texto e, após a leitura, a recitação em vídeos.

Segundo a professora Andréia Conti, responsável pela atividade, os alunos foram estimulados a mergulharem no universo literário. O objetivo era que pudessem escolher um texto que os sensibilizassem.

“A leitura deveria ser feita de forma bastante expressiva e gravada no formato de vídeo”, explica.

Ainda de acordo com a professora, o projeto tem o intuito de trazer conforto aos corações dos jovens durante a pandemia.

“O nome dado ao projeto é bastante sugestivo. Nossa intenção é promover uma ‘Pausa Poética’ nas dificuldades enfrentadas em um contexto pandêmico e trazer à alma um pouco de acalento”, diz.

Expectativas superadas

Professora Andréia explica que as expectativas propostas pela atividade foram superadas.

“Os alunos se mostraram motivados a pesquisar e a conhecer outros textos além daqueles que são trabalhados na sala de aula”, comenta.

Para Beatriz de Lima, que está na 1ª série do Ensino Médio, a sensação não é diferente.

Apesar de, em princípio, achar a proposta da professora Andréia diferente, hoje ela aguarda ansiosamente por uma nova oportunidade.

“Esse projeto foi muito legal. Conseguimos nos descobrir e saber que somos capazes. Muitas pessoas têm vergonha de se apresentar, e essa atividade ajudou nisso, porque você enfrenta seus medos e suas dificuldades. Espero fazer esse projeto novamente. Gostei muito”, ressalta.

Assim como aconteceu com a Beatriz, Clara da Silva, também da 1ª série do Ensino Médio, conta que a atividade fez com que descobrisse um lado artístico que, de acordo com ela mesma, estava adormecido.

“Procurar por um poema que me agradasse em meio a tantos textos maravilhosos foi uma viagem de muita imaginação e fantasia. Declamar essas palavras com minha própria voz e meus próprios sentimentos foi gratificante e me ensinou que posso sim ser uma artista”, explica.

Para a colega de série Luiza Pedersoli, expor sua opinião sobre uma interpretação de texto própria foi fundamental para se sentir livre.

“Eu adorei o trabalho. Ele proporcionou a liberdade de poder interpretar da maneira que entendíamos e o que gostamos, sem algo decorado”, afirma.

Por fim, a Giovana Borges de Sousa, também da 1ª série do Ensino Médio, concorda que a escolha do vídeo e a recitação foram libertadoras.

“Eu desejei que fosse algo a respeito que eu concordo, por isso, o poema ‘Sonho’, de Shakespeare. Na hora da gravação, foi libertador recitar frases poéticas e bonitas. Foi como se elas falassem com a gente”, finaliza.

Os vídeos estão disponíveis no canal do Ateneu no Youtube. Confira:

Ensino Fundamental II (clique aqui)

Ensino Médio (clique aqui) 


Postada em 11/04/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br | Nathalia Bovi - MTB: 89.966/ nathalia.pereira@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
26 maio 2023

No dia 26 de maio, o Ateneu Barão de Mauá completou 57 anos e, para comemorar a data, os alunos do 4º ano C do Ensino Fundamental I fizeram uma apresentação para as demais turmas da escola.

Notícias
26 agosto 2020

A professora Maria Regina Suavinha aplicou um experimento de Ciências para os alunos do 6º ano do Ateneu Barão de Mauá.

Notícias
06 fevereiro 2023

No dia 15 de dezembro, aconteceu a conclusão do Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá, no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping. Após dois anos, a cerimônia voltou a ser realizada de forma totalmente presencial.