Acessos

Ateneu faz palestra sobre os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

O evento foi organizado pela professora Andréia Conti e teve como objetivo, promover a reflexão sobre os desafios educacionais envolvendo a comunidade surda.

A partir dos conhecimentos adquiridos com a palestra, os alunos produziram redações com o tema citado.

“É sempre muito bom quando a aula vai além do material didático. A presença da Fernanda Caporal proporcionou isso! Ao compartilhar experiências de vida durante sua apresentação, os alunos puderam conhecer os desafios vividos pela comunidade surda no contexto educacional brasileiro. Além disso, tiveram a sensibilidade e a cidadania aguçadas. Foi um dia de aprendizado para todos os envolvidos”, disse a professora.

Segundo o aluno Filipe Baldo, a palestra foi uma ótima oportunidade para conhecer a fisioterapeuta e atleta de handebol e voleibol, que apesar de sua deficiência auditiva, superou vários obstáculos.

“Pudemos aprender como é importante nunca desistir dos objetivos. Muitos acham que pessoas com deficiência não conseguem enfrentar seus problemas sozinhas. É uma ideia equivocada, pois a Fernanda nos mostrou o quanto é capaz. Foi um prazer conhecer essa pessoa incrível”, afirma.

Na opinião da aluna Maria Eduarda Custódio é clara a paixão da Fernanda pelo que faz. “Além de fofa e didática, ela superou minhas expectativas. Pensei que fosse ali conversar um pouco com a gente e manter bem básico, mas ela elevou o nível da apresentação e me surpreendeu bastante. Sinceramente foi lindo ouvir sua história. Ela me deixou muito inspirada, além de passar a ver a comunidade surda com outros olhos. Tenho muito a agradecê-la”, comenta.

Para a aluna Amanda Gonçalves, a palestra de superação foi importante, no sentido de conhecer as dificuldades que os deficientes auditivos sofrem, além de aprender um pouco mais sobre uma comunidade com tão pouca visibilidade. “A esperança que a Fernanda transpareceu sobre a vida me encantou. Serei eternamente grata pela oportunidade dessa palestra que chamo de aula”, ressalta.

Fernanda Caporal também falou sobre o bate-papo com os alunos. “Agradeço ao Ateneu Barão de Mauá, bem como a professora Andréia Conti e toda a turma incrível da primeira série do Ensino Médio pela oportunidade de palestrar. Fiquei feliz pela experiência, pois todos foram participativos, fizeram perguntas e conversamos bastante! Saí do auditório me sentindo privilegiada por ter tido a oportunidade de contar a eles sobre minha vida profissional e pessoal. Essa experiência foi incrível”, finaliza.

Postada em 10/04/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 | rogeriacg@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
02 fevereiro 2021

Coordenadores e professores do Ateneu Barão de Mauá participaram do Encontro Pedagógico 2021, realizado de 21 a 29 de janeiro.

Notícias
26 agosto 2020

A professora Maria Regina Suavinha aplicou um experimento de Ciências para os alunos do 6º ano do Ateneu Barão de Mauá.

Notícias
05 dezembro 2022

O Ateneu Barão de Mauá realizou o Festival Aquático, no dia 26 de novembro, com o objetivo de mostrar aos familiares dos alunos o que aprenderam nas aulas de Natação, que são desenvolvidas de forma lúdica e segura. O evento contou com a participação de crianças e adolescentes do Maternal ao Ensino Médio.