Acessos

Ateneu Barão de Mauá: aulas de robótica no ensino fundamental para estimular raciocínio lógico

Em um mundo cada vez mais globalizado, o conhecimento (em diversas áreas) e o raciocínio lógico são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que serão usufruídas tanto na vida pessoal como na profissional. É nesse sentido que a tecnologia ganha espaço nas salas de aula.

Para a professora de Robótica e Letramento Digital do Ateneu Barão de Mauá, Claudia Baldo, a robótica é uma das únicas disciplinas que fornece todos os subsídios para a criança se desenvolver, principalmente, no quesito criatividade.

“A robótica trabalha em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvendo competências socioemocionais e cognitivas, resolução de problemas, protagonismo, colaboração, pensamento científico, crítico e criativo, comunicação, além de repertório cultural”, explica.

Ainda, de acordo com a professora, as aulas são pautadas na metodologia do “aprender fazendo”, por meio do trabalho em equipe, do planejamento e da execução de projetos.

“A sala de aula se transforma em um ambiente no qual os alunos sentem-se instigados a realizar montagens, observar, comparar, refletir, levantar hipóteses, pesquisar, argumentar e registrar”, comenta.

AULAS DE ROBÓTICA NO ATENEU

No Ateneu Barão de Mauá, as aulas de robótica compõem a matriz curricular a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.

Professora Cláudia explica que as atividades são realizadas em grupo, justamente para desenvolver o senso de colaboração e o respeito entre as crianças.

“O fato de todas as atividades serem realizadas em pequenos grupos aprimora a aprendizagem do respeito mútuo e da colaboração, valores fundamentais para o bem-estar em sociedade”, complementa.

Ainda de acordo com a professora, os trabalhos propostos seguem o programa Jornada Z, da empresa Zoom, que visa contribuir com o progresso das linguagens oral e escrita, promover a evolução do pensamento computacional e potencializar o uso de conhecimentos da matemática, da ciência e da tecnologia na resolução de situações-problema.

“Os desafios estão organizados no sentido de propiciar intencionalmente a progressão de aprendizagens relacionadas ao uso de tecnologias tanto nas montagens como na programação de máquinas”, explica.

Ainda dentre as vantagens do ensino de Robótica para crianças, Cláudia destaca o aprimoramento da escrita, a prática da interdisciplinaridade e da organização, além da autonomia.

"Ao desenvolver um projeto robótico, o aluno não mobiliza apenas a matemática ou a física, mas também comunicação adequada e conhecimento em diversas áreas”, diz.

AULAS DE ROBÓTICA DURANTE A PANDEMIA

A pandemia não atrapalhou o ensino de Robótica para os estudantes do Ateneu, segundo Cláudia. “As aulas foram adaptadas para a forma remota, com vídeos e conteúdo, permitindo a participação dos estudantes”, comenta.

Ainda de acordo com a professora, as atividades foram demonstrativas e práticas com materiais reutilizáveis.

“Por meio de jogos de aprendizagem, os alunos desenvolveram conceitos de pensamento computacional e temas trabalhados pelas professoras das disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e Inglês”, afirma.

Agora com o ensino híbrido, Cláudia diz que as aulas serão ministradas on-line e presencialmente, mas as atividades em grupo não acontecerão na escola em respeito aos protocolos de segurança.

**As fotos a seguir foram tiradas antes da pandemia**

Postada em 08/02/2021 por Nathalia Maria Pereira Bovi

Jornalistas: Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br

Nathalia Bovi - MTB: 89.966 / nathalia.pereira@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Postada em 26/04/2022 por
Jornalista:
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
24 agosto 2021

Os alunos da 1ª série do Ateneu Barão de Mauá – Ensino Médio, realizaram uma visita técnica ao Estúdio de Áudio do Centro Universitário Barão de Mauá, no dia 16 de agosto. Na ocasião, os estudantes conheceram a estrutura e gravaram uma radionovela.

Notícias
20 maio 2021

Maio é o mês de aniversário do Centro Universitário Barão de Mauá e do Ateneu. A solidariedade sempre esteve presente na história de sucesso dos 55 anos das instituições de ensino e na comemoração deste ano não será diferente!

Notícias
13 abril 2022

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. A oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional, estão entre as propostas. Pensando nisso, nos dias 22, 24 e 25 de março, os estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio do Ateneu realizaram uma atividade de integração com os alunos dos nonos anos.