Acessos

Ateneu Barão de Mauá apoia o Setembro Amarelo

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2014, com o objetivo de prevenir e reduzir esses números.

O Ateneu Barão de Mauá apoia essa causa e vem desenvolvendo diversas atividades on-line com os alunos. Incentivo para que todos estejam nas aulas vestidos com camisetas amarelas, apresentação musical com a professora Karina Fernandes, nuvem de palavras motivacionais, poemas, redação com tema valorativo e até aula de educação socioemocional. A iniciativa conta com o apoio da Escola da Inteligência.

Segundo a professora Maria Aparecida Pinho de Paula, a campanha Setembro Amarelo consiste em um olhar para a vida, o cuidado com o outro, mostrar para as pessoas que elas não estão sozinhas, são compreendidas e sempre devem procurar ajuda.

“Girassol significa flor do sol, simboliza felicidade, a cor amarela das pétalas simboliza o calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade. Queremos transmitir positividade para os nossos alunos e falar desta coisa linda e maravilhosa que se chama vida”, disse.

Clique aqui para conferir a nuvem de palavras e a apresentação musical.

Postada em 28/03/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br | Nathalia Bovi - MTB: 89.966 / nathalia.pereira@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
26 agosto 2020

A professora Maria Regina Suavinha aplicou um experimento de Ciências para os alunos do 6º ano do Ateneu Barão de Mauá.

Notícias
08 janeiro 2020

Maria Eduarda Gonçalves Martinez, aluna do Ensino Fundamental II do Ateneu Barão de Mauá foi condecorada com Menção Honrosa na 15º Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).

Notícias
12 agosto 2020

Recentemente, os alunos do Ateneu Barão de Mauá – Ensino Fundamental II participaram de uma atividade divertida nas aulas de Redação.