Acessos

Ateneu Barão de Mauá apoia o Setembro Amarelo

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2014, com o objetivo de prevenir e reduzir esses números.

O Ateneu Barão de Mauá apoia essa causa e vem desenvolvendo diversas atividades on-line com os alunos. Incentivo para que todos estejam nas aulas vestidos com camisetas amarelas, apresentação musical com a professora Karina Fernandes, nuvem de palavras motivacionais, poemas, redação com tema valorativo e até aula de educação socioemocional. A iniciativa conta com o apoio da Escola da Inteligência.

Segundo a professora Maria Aparecida Pinho de Paula, a campanha Setembro Amarelo consiste em um olhar para a vida, o cuidado com o outro, mostrar para as pessoas que elas não estão sozinhas, são compreendidas e sempre devem procurar ajuda.

“Girassol significa flor do sol, simboliza felicidade, a cor amarela das pétalas simboliza o calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade. Queremos transmitir positividade para os nossos alunos e falar desta coisa linda e maravilhosa que se chama vida”, disse.

Clique aqui para conferir a nuvem de palavras e a apresentação musical.

Postada em 28/03/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br | Nathalia Bovi - MTB: 89.966 / nathalia.pereira@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
06 fevereiro 2023

No dia 11 de dezembro, aconteceu a conclusão da Educação Infantil do Ateneu Barão de Mauá. Na cerimônia, as crianças puderam demonstrar o que aprenderam na escola e fizeram apresentações ao pais e convidados.

Notícias
02 fevereiro 2021

Coordenadores e professores do Ateneu Barão de Mauá participaram do Encontro Pedagógico 2021, realizado de 21 a 29 de janeiro.

Notícias
15 agosto 2022

No dia 6 de agosto, o Ateneu Barão de Mauá – Ensino Médio realizou um encontro com pais dos alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental.