Ateneu Barão de Mauá apoia o Setembro Amarelo
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.
A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2014, com o objetivo de prevenir e reduzir esses números.
O Ateneu Barão de Mauá apoia essa causa e vem desenvolvendo diversas atividades on-line com os alunos. Incentivo para que todos estejam nas aulas vestidos com camisetas amarelas, apresentação musical com a professora Karina Fernandes, nuvem de palavras motivacionais, poemas, redação com tema valorativo e até aula de educação socioemocional. A iniciativa conta com o apoio da Escola da Inteligência.
Segundo a professora Maria Aparecida Pinho de Paula, a campanha Setembro Amarelo consiste em um olhar para a vida, o cuidado com o outro, mostrar para as pessoas que elas não estão sozinhas, são compreendidas e sempre devem procurar ajuda.
“Girassol significa flor do sol, simboliza felicidade, a cor amarela das pétalas simboliza o calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade. Queremos transmitir positividade para os nossos alunos e falar desta coisa linda e maravilhosa que se chama vida”, disse.
Clique aqui para conferir a nuvem de palavras e a apresentação musical.