Acessos

Ateneu Barão de Mauá apoia o Setembro Amarelo

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2014, com o objetivo de prevenir e reduzir esses números.

O Ateneu Barão de Mauá apoia essa causa e vem desenvolvendo diversas atividades on-line com os alunos. Incentivo para que todos estejam nas aulas vestidos com camisetas amarelas, apresentação musical com a professora Karina Fernandes, nuvem de palavras motivacionais, poemas, redação com tema valorativo e até aula de educação socioemocional. A iniciativa conta com o apoio da Escola da Inteligência.

Segundo a professora Maria Aparecida Pinho de Paula, a campanha Setembro Amarelo consiste em um olhar para a vida, o cuidado com o outro, mostrar para as pessoas que elas não estão sozinhas, são compreendidas e sempre devem procurar ajuda.

“Girassol significa flor do sol, simboliza felicidade, a cor amarela das pétalas simboliza o calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade. Queremos transmitir positividade para os nossos alunos e falar desta coisa linda e maravilhosa que se chama vida”, disse.

Clique aqui para conferir a nuvem de palavras e a apresentação musical.

Postada em 28/03/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br | Nathalia Bovi - MTB: 89.966 / nathalia.pereira@baraodemaua.br
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
12 novembro 2021

Com o objetivo de aliviar a tensão nas semanas que antecedem as provas do Enem e dos vestibulares, o Ateneu Barão de Mauá preparou uma aula diferente para os alunos da 3ª série do Ensino Médio. A iniciativa acontece todos os anos em outubro.

Notícias
17 maio 2021

Sempre pensando no estado físico e emocional de seus estudantes, o Ateneu Barão de Mauá promoveu nas últimas semanas algumas atividades circenses para que as crianças e os adolescentes pudessem melhorar o bem-estar e elevar a autoestima durante este período de ensino híbrido e distanciamento social.

Notícias
10 fevereiro 2021

O Ateneu Barão de Mauá iniciou o ano letivo de 2021 com uma ação de acolhimento. Professores, colaboradores e a diretora Prof.ª Vera Carlotti recepcionaram os alunos com placas estampadas com a frase “Estávamos com saudades”.