Palestra aborda práticas que auxiliam no desenvolvimento do aprendizado
O Encontro Pedagógico do Ateneu Barão de Mauá 2021 teve início no dia 21 de janeiro.
A psicóloga Léa Martinelli abriu as atividades com a palestra “Cultivando calma, concentração, conexão e compaixão em sala de aula”, ministrada para professores e coordenadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio do Ateneu.
"O mindfulness pode ajudar no desenvolvimento da resiliência e em diversas outras habilidades. A prática auxilia não somente no aprendizado do aluno, mas também no autodesenvolvimento", disse Léa.
A convidada realizou diferentes especializações na Europa, inclusive em Oxford e em Amsterdam. Ela tem dupla nacionalidade (brasileira e holandesa), morou por oito anos na Holanda e trabalhou em um hospital nacional especializado em Epilepsia, onde teve a oportunidade de fazer diversos cursos voltados para o autismo, geriatria, educação infantil, neuropsicologia, epilepsia, mindfulness.
“Através do aprendizado pessoal e profissional fui percebendo os benefícios de várias práticas integrativas e complementares. Quando vim para o Brasil compreendi que minha missão era que todos pudessem ter acesso, aprender, desenvolver e ensinar habilidades para si e para o maior número de crianças possível”, afirma.
No dia 30 de novembro foi divulgado os vencedores da Gincana Virtual Orgulho Ateneu, que reuniu alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, além de pais e familiares. A Salamandra (4º A) fez 780 pontos e foi a campeã. The Losers (7ºA) conquistou 715 pontos e ficou com o segundo lugar. A equipe The Lions (4ºB) somou 675 pontos e terminou em terceiro. Os vencedores receberão camisetas (1º), sacochilas (2º) e chinelos personalizados (3º).