
Alunos do Ateneu são premiados na OBA
Alunos do Ateneu Barão de Mauá receberam medalhas e certificados na 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A competição é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional e no exterior, em escolas de língua portuguesa.
A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Destaques
Os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Ateneu receberam medalhas na competição. Diego Soares Gual Menegucci e Eloá Duó Lima conquistaram a prata. Sofia Duó Lima faturou a de bronze.
De acordo com o professor de Física e Robótica do Ateneu, Daniel Franzé, a participação em olimpíadas científicas como a OBA proporciona uma experiência única para os alunos, pois estimula o interesse em temas que vão além do currículo escolar.
“Geralmente, os estudantes têm interesse em aprender algo além do que veem no dia a dia. A importância de participar de uma olimpíada científica é o próprio aluno buscando o seu conhecimento. Receber as premiações é um estímulo, não só para eles continuarem nos próximos anos, como para os outros que estão vindo”, comenta.


Alunos, professores, coordenadores e diretores da Educação Infantil ao Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá participaram de uma festança pra lá de boa, no dia 12 de junho, no SPOT Complexo Esportivo. Quadrilhas, brincadeiras e barracas com pratos típicos, foram algumas das atrações.