Acessos

Setembro Amarelo

“Oferecer oportunidade de reflexão é sempre importante. A construção e reconstrução de Projetos depende de maturidade e vivência”, disse a diretora do Ateneu, Prof.ª Vera Carlotti.

Atividades

Durante as aulas de Educação Socioemocional, os estudantes do Ensino Médio foram incentivados a trabalhar o tema: Valorização da Vida. Para isso, desenvolveram-se três atividades: Árvore dos Desejos, Ciclo de palestras sobre a Construção do Projeto de Vida, além da elaboração de um material para divulgação sobre o tema nas mídias digitais.

“Esperamos que nossos jovens possam desenvolver suas habilidades socioemocionais, buscando construir um Projeto de Vida, valorizando sempre seu protagonismo, sendo empáticos e solidários uns com os outros”, comenta a coordenadora pedagógica do Ateneu Ensino Médio, Prof.ª Marta Fiori.

Como funcionaram?

- Árvore dos Desejos: cada aluno escreveu seu anseio em uma folha de papel e esses foram colocados em uma árvore para decorar a escola. A proposta da atividade foi fazer com que os alunos olhassem para si e buscassem descobrir quais são seus desejos e refletissem sobre os meios para alcançá-los.

- Material para divulgação de valorização da vida nas mídias digitais: em grupos os alunos foram instruídos a criar e preparar materiais digitais, como post e vídeos para o Tik Tok, abordando a importância da valorização da vida. O objetivo foi estimular os alunos a perceberem que pequenas atitudes do cotidiano, frases e imagens podem servir para alegrá-los em um período de tristeza, valorizar esses momentos, além de mostrar para outras pessoas a importância de pequenos atos. Confira alguns dos vídeos elaborados, entre eles, a declamação do poema escrito pela estudante Giselli Rocha Paterniani Melo.

Vídeo 1 

Vídeo 2 

Vídeo 3 

- Ciclo de palestras sobre a Construção do Projeto de Vida: com dinâmicas e reflexões, o evento teve como proposta, ensinar meios para o jovem saber lidar com as emoções, fazer escolhas saudáveis e valorizar a vida. As palestras foram ministradas pela pedagoga Mariane Tómaz e pela consultora Laura Borelli, representantes da Escola da Inteligência. Os alunos do Ensino Fundamental II também participaram da palestra apresentada pela Mariane.


As atividades do Setembro Amarelo contaram com o apoio da Prof.ª Vera Carlotti, Prof.ª Marta Fiori, Prof.ª Daniela Mioto, Prof.ª Lívia Colmanetti, Prof.ª Tânia Cangussu e Prof.ª Juliana Duarte.

"Oportunidades como as vivenciadas pelos alunos durante o Setembro Amarelo são de suma importância sempre, principalmente, no momento em que vivemos, no pós-pandemia", finaliza a coordenadora pedagógica do Ateneu Fundamental II, Prof.ª Daniela Mioto.


Postada em 27/03/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
06 fevereiro 2023

No dia 15 de dezembro, aconteceu a conclusão do Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá, no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping. Após dois anos, a cerimônia voltou a ser realizada de forma totalmente presencial.

Notícias
21 maio 2023

Neste mês, o Ateneu Barão de Mauá celebra 57 anos de história. 

Notícias
06 setembro 2022

Quatro alunos do Ensino Fundamental II do Ateneu passaram para a segunda fase da edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), que acontece no dia 8 de outubro. Entre os 900 mil estudantes que disputam essa etapa estão: Enzo de Moura Grau, do 6º ano, Heitor Bianco Delmonico Rodrigues, do 7º ano, Eros Claus Manfrim da Silveira, do 8º ano, e Caio Cesar Benati Lança, do 9º ano.