Acessos

Setembro Amarelo

“Oferecer oportunidade de reflexão é sempre importante. A construção e reconstrução de Projetos depende de maturidade e vivência”, disse a diretora do Ateneu, Prof.ª Vera Carlotti.

Atividades

Durante as aulas de Educação Socioemocional, os estudantes do Ensino Médio foram incentivados a trabalhar o tema: Valorização da Vida. Para isso, desenvolveram-se três atividades: Árvore dos Desejos, Ciclo de palestras sobre a Construção do Projeto de Vida, além da elaboração de um material para divulgação sobre o tema nas mídias digitais.

“Esperamos que nossos jovens possam desenvolver suas habilidades socioemocionais, buscando construir um Projeto de Vida, valorizando sempre seu protagonismo, sendo empáticos e solidários uns com os outros”, comenta a coordenadora pedagógica do Ateneu Ensino Médio, Prof.ª Marta Fiori.

Como funcionaram?

- Árvore dos Desejos: cada aluno escreveu seu anseio em uma folha de papel e esses foram colocados em uma árvore para decorar a escola. A proposta da atividade foi fazer com que os alunos olhassem para si e buscassem descobrir quais são seus desejos e refletissem sobre os meios para alcançá-los.

- Material para divulgação de valorização da vida nas mídias digitais: em grupos os alunos foram instruídos a criar e preparar materiais digitais, como post e vídeos para o Tik Tok, abordando a importância da valorização da vida. O objetivo foi estimular os alunos a perceberem que pequenas atitudes do cotidiano, frases e imagens podem servir para alegrá-los em um período de tristeza, valorizar esses momentos, além de mostrar para outras pessoas a importância de pequenos atos. Confira alguns dos vídeos elaborados, entre eles, a declamação do poema escrito pela estudante Giselli Rocha Paterniani Melo.

Vídeo 1 

Vídeo 2 

Vídeo 3 

- Ciclo de palestras sobre a Construção do Projeto de Vida: com dinâmicas e reflexões, o evento teve como proposta, ensinar meios para o jovem saber lidar com as emoções, fazer escolhas saudáveis e valorizar a vida. As palestras foram ministradas pela pedagoga Mariane Tómaz e pela consultora Laura Borelli, representantes da Escola da Inteligência. Os alunos do Ensino Fundamental II também participaram da palestra apresentada pela Mariane.


As atividades do Setembro Amarelo contaram com o apoio da Prof.ª Vera Carlotti, Prof.ª Marta Fiori, Prof.ª Daniela Mioto, Prof.ª Lívia Colmanetti, Prof.ª Tânia Cangussu e Prof.ª Juliana Duarte.

"Oportunidades como as vivenciadas pelos alunos durante o Setembro Amarelo são de suma importância sempre, principalmente, no momento em que vivemos, no pós-pandemia", finaliza a coordenadora pedagógica do Ateneu Fundamental II, Prof.ª Daniela Mioto.


Postada em 27/03/2023 por Larissa De Souza Thomazelli
Jornalista: Rogéria Gamba
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
17 maio 2021

Sempre pensando no estado físico e emocional de seus estudantes, o Ateneu Barão de Mauá promoveu nas últimas semanas algumas atividades circenses para que as crianças e os adolescentes pudessem melhorar o bem-estar e elevar a autoestima durante este período de ensino híbrido e distanciamento social.

Notícias
10 maio 2022

O Ateneu Barão de Mauá – Ensino Médio realizou mais uma edição da Festa dos Aprovados. O evento aconteceu no dia 18 de abril e contou com a presença dos ex-alunos das terceiras séries de 2021, que ingressaram nas melhores faculdades do país.

Notícias
14 dezembro 2020

No dia 30 de novembro foi divulgado os vencedores da Gincana Virtual Orgulho Ateneu, que reuniu alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, além de pais e familiares. A Salamandra (4º A) fez 780 pontos e foi a campeã. The Losers (7ºA) conquistou 715 pontos e ficou com o segundo lugar. A equipe The Lions (4ºB) somou 675 pontos e terminou em terceiro. Os vencedores receberão camisetas (1º), sacochilas (2º) e chinelos personalizados (3º).