Acessos

Ateneu Barão de Mauá oferece Programa bilíngue como diferencial de ensino

Sempre pensando no futuro de suas crianças, o Ateneu Barão de Mauá fornece ferramentas para que elas possam se desenvolver a fim de alcançar um futuro cheio de conquistas e sucesso. Um dos diferenciais de ensino mais elogiados é o Programa bilíngue.

De acordo com a professora Juliana Duarte do Vales, que ministra aulas de inglês para as turmas da Educação Infantil e do Fundamental I e II, as aulas bilíngues do Ateneu são diárias, com metodologia ativa, material apropriado para cada faixa etária e com ensino voltado para as necessidades dos alunos. Tudo isso em um formato lúdico, eficiente e divertido.

“Atividades como cantar, dançar e desenhar são um grande estímulo para que as crianças se soltem e consigam aprender um novo idioma. Além de estímulos visuais, materiais e tecnológicos”, afirma.

Segundo Lucimara Coelho Gianini, que ministra aulas de inglês no Ensino Fundamental I e II, o Ateneu adotou o Programa Bilíngue do Cel.lep, uma empresa conceituada e experiente no ensino do idioma.

“O material didático é exclusivo e especializado, com ênfase em conteúdos interdisciplinares e temas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular”, comenta.

Importância do inglês

Ainda de acordo com Lucimara, de forma ampla, o inglês contribui para o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio, capacidade de concentração e socialização da criança.

Além disso, ela chama atenção para a importância da língua no âmbito mundial. 

"Por motivos diversos, o inglês é o mais utilizado no mundo para a comunicação. Os adolescentes que têm fluência nessa língua possuem vantagens na área acadêmica, como por exemplo, cursar um ano do ensino médio no exterior”, ressalta.

No mercado de trabalho, isso não é diferente. “É imprescindível o domínio da língua inglesa para alcançar os melhores salários e posições em empresas de grande porte”, complementa.

Qual a idade ideal para começar a aprender inglês?

Muitos pais e responsáveis se perguntam qual é o momento certo de a criança aprender a língua inglesa.

Para Juliana, o ensino bilíngue deve ser iniciado desde a primeira etapa da educação infantil, já no maternal.

Isso porque, quanto mais precoce for o contato do aluno com uma segunda língua, maior será sua chance de se tornar fluente.

“A infância é a fase de adaptação das crianças ao mundo externo. A aquisição de uma segunda língua auxilia no rápido desenvolvimento cerebral. Assim, quanto mais estímulos ela receber, maiores serão as chances de ampliar suas conexões neuronais, facilitando o seu aprendizado”, afirma.

Nesse sentido, quanto mais novo o estudante for, mais aprenderá a segunda língua como se fosse sinônimo da primeira. “Sabe-se que a criança pode ser capaz de falar qualquer idioma”, complementa.

Lucimara explica que alguns estudos científicos mostram que o ideal é a criança aprender outro idioma enquanto aprende a língua materna, ou seja, na infância.

“Na infância, o cérebro se desenvolve em uma velocidade incrível, alcançando o pico máximo de sua atividade aos dois anos, podendo estabelecer até 700 conexões neuronais por segundo. A criança é exposta ao idioma de maneira lúdica, portanto, a aprendizagem acontece de maneira natural”, finaliza.

Postada em 01/04/2021 por Nathalia Maria Pereira Bovi

Jornalistas: Rogéria Gamba - MTB 52.808 / rogeriacg@baraodemaua.br

Nathalia Bovi - MTB: 89.966 / nathalia.pereira@baraodemaua.br

Contato Assessoria de Imprensa:

16 3968-3890

Postada em 26/04/2022 por
Jornalista:
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
25 agosto 2022

Os alunos do 5º ano do Ateneu participaram de uma integração para o Ensino Fundamental II, na segunda-feira (15). Foram realizadas aulas e visitas aos laboratórios que farão parte de suas vivências estudantis no ano que vem. As crianças foram divididas em três grupos, que se alternaram entre as atividades.

Notícias
26 maio 2023

No dia 26 de maio, o Ateneu Barão de Mauá completou 57 anos e, para comemorar a data, os alunos do 4º ano C do Ensino Fundamental I fizeram uma apresentação para as demais turmas da escola.

Notícias
13 abril 2021

A Associação Brasileira de Química (ABQ) realiza todos os anos a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr). Recentemente foram divulgados os nomes dos participantes que se destacaram na competição. Os alunos do Ateneu Barão de Mauá, Gabriel Lacerda, Bruno de Carvalho e Gabriel Buzo, estão entre os talentos que receberam Menção Honrosa na edição 2020.