Aluno do Ateneu é destaque mundial
Felipe Cicelini Lória, aluno do Ateneu Barão de Mauá – Fundamental I, conquistou a posição de destaque mundial com a publicação dos seus projetos na página do Scratch.
O que é Scratch?
Criado pelo Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos, o Scratch é uma linguagem de programação visual e intuitiva baseada em blocos, desenvolvido para ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes.
Com o Scratch, é possível criar histórias, desenhos animados, jogos, dar movimentos e vozes aos personagens, inserir trilhas sonoras, entre outros.
Importância
Segundo a professora Claudia Baldo, o Scratch é utilizado nas aulas de Robótica do Ateneu. Ele possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, pensamento sistêmico, resolução de desafios, de forma divertida e utilizando a tecnologia digital.
“No Barãozinho, iniciamos a utilização dessa plataforma durante a pandemia, uma vez, que não pudemos trabalhar programação presencialmente na disciplina de Robótica. Os 3ºs, 4ºs, e 5ºs anos do Ensino Fundamental desenvolvem projetos na plataforma sob a minha orientação e supervisão”, explica.
Cadastrados na plataforma, os alunos têm seus projetos apreciados por outros scratchers e aprendem com projetos desenvolvidos por outros usuários da plataforma no mundo todo.
“Nosso aluno teve seus projetos destacados pela plataforma Scratch, que indicou suas narrativas nas opções Explorar e Ideias para os usuários de todos os países. Estamos orgulhosos pela conquista do Felipe”, disse a professora Claudia.
Viagem ao mundo da imaginação
Felipe tem 10 anos e conheceu a Robótica no ano passado. Ele fala sobre a importância das aulas e de suas publicações.
“As aulas de Robótica do Ateneu ajudam o aluno a viver melhor neste mundo, que está cada vez mais voltado para a tecnologia. Você pode criar o que quiser no Scratch, mas não é algo simples para trabalhar. É necessário pesquisa e dedicação para fazer os projetos. Estou feliz com as publicações e espero melhorar cada vez mais”, comenta.
A diretora do Ateneu, Prof.ª Vera Carlotti, também falou sobre a conquista do aluno. “Felipe entendeu o que a Plataforma propõe e utilizou sua criatividade para desenvolver aprendizado além da sala de aula. Parabéns ao aluno e à família. Parabéns, professora Cláudia”, finaliza.