Acessos

Aluno do Ateneu é destaque mundial

Felipe Cicelini Lória, aluno do Ateneu Barão de Mauá – Fundamental I, conquistou a posição de destaque mundial com a publicação dos seus projetos na página do Scratch.

O que é Scratch?

Criado pelo Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos, o Scratch é uma linguagem de programação visual e intuitiva baseada em blocos, desenvolvido para ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes.

Com o Scratch, é possível criar histórias, desenhos animados, jogos, dar movimentos e vozes aos personagens, inserir trilhas sonoras, entre outros.

Importância

Segundo a professora Claudia Baldo, o Scratch é utilizado nas aulas de Robótica do Ateneu. Ele possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, pensamento sistêmico, resolução de desafios, de forma divertida e utilizando a tecnologia digital.

“No Barãozinho, iniciamos a utilização dessa plataforma durante a pandemia, uma vez, que não pudemos trabalhar programação presencialmente na disciplina de Robótica. Os 3ºs, 4ºs, e 5ºs anos do Ensino Fundamental desenvolvem projetos na plataforma sob a minha orientação e supervisão”, explica.

Cadastrados na plataforma, os alunos têm seus projetos apreciados por outros scratchers e aprendem com projetos desenvolvidos por outros usuários da plataforma no mundo todo.

“Nosso aluno teve seus projetos destacados pela plataforma Scratch, que indicou suas narrativas nas opções Explorar e Ideias para os usuários de todos os países. Estamos orgulhosos pela conquista do Felipe”, disse a professora Claudia.

Viagem ao mundo da imaginação

Felipe tem 10 anos e conheceu a Robótica no ano passado. Ele fala sobre a importância das aulas e de suas publicações.

“As aulas de Robótica do Ateneu ajudam o aluno a viver melhor neste mundo, que está cada vez mais voltado para a tecnologia. Você pode criar o que quiser no Scratch, mas não é algo simples para trabalhar. É necessário pesquisa e dedicação para fazer os projetos. Estou feliz com as publicações e espero melhorar cada vez mais”, comenta.

A diretora do Ateneu, Prof.ª Vera Carlotti, também falou sobre a conquista do aluno. “Felipe entendeu o que a Plataforma propõe e utilizou sua criatividade para desenvolver aprendizado além da sala de aula. Parabéns ao aluno e à família. Parabéns, professora Cláudia”, finaliza.

Postada em 26/04/2022 por
Jornalista:
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
26 maio 2023

No dia 26 de maio, o Ateneu Barão de Mauá completou 57 anos e, para comemorar a data, os alunos do 4º ano C do Ensino Fundamental I fizeram uma apresentação para as demais turmas da escola.

Notícias
12 agosto 2020

Recentemente, os alunos do Ateneu Barão de Mauá – Ensino Fundamental II participaram de uma atividade divertida nas aulas de Redação.

Notícias
19 agosto 2022

Amanda Ribeiro Gonçalves, aluna da 1ª série do Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá é campeã do Concurso Literário da 21º Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, categoria Estudantil Regional, modalidade Conto.