Acessos

Aluno do Ateneu é destaque mundial

Felipe Cicelini Lória, aluno do Ateneu Barão de Mauá – Fundamental I, conquistou a posição de destaque mundial com a publicação dos seus projetos na página do Scratch.

O que é Scratch?

Criado pelo Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos, o Scratch é uma linguagem de programação visual e intuitiva baseada em blocos, desenvolvido para ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes.

Com o Scratch, é possível criar histórias, desenhos animados, jogos, dar movimentos e vozes aos personagens, inserir trilhas sonoras, entre outros.

Importância

Segundo a professora Claudia Baldo, o Scratch é utilizado nas aulas de Robótica do Ateneu. Ele possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, pensamento sistêmico, resolução de desafios, de forma divertida e utilizando a tecnologia digital.

“No Barãozinho, iniciamos a utilização dessa plataforma durante a pandemia, uma vez, que não pudemos trabalhar programação presencialmente na disciplina de Robótica. Os 3ºs, 4ºs, e 5ºs anos do Ensino Fundamental desenvolvem projetos na plataforma sob a minha orientação e supervisão”, explica.

Cadastrados na plataforma, os alunos têm seus projetos apreciados por outros scratchers e aprendem com projetos desenvolvidos por outros usuários da plataforma no mundo todo.

“Nosso aluno teve seus projetos destacados pela plataforma Scratch, que indicou suas narrativas nas opções Explorar e Ideias para os usuários de todos os países. Estamos orgulhosos pela conquista do Felipe”, disse a professora Claudia.

Viagem ao mundo da imaginação

Felipe tem 10 anos e conheceu a Robótica no ano passado. Ele fala sobre a importância das aulas e de suas publicações.

“As aulas de Robótica do Ateneu ajudam o aluno a viver melhor neste mundo, que está cada vez mais voltado para a tecnologia. Você pode criar o que quiser no Scratch, mas não é algo simples para trabalhar. É necessário pesquisa e dedicação para fazer os projetos. Estou feliz com as publicações e espero melhorar cada vez mais”, comenta.

A diretora do Ateneu, Prof.ª Vera Carlotti, também falou sobre a conquista do aluno. “Felipe entendeu o que a Plataforma propõe e utilizou sua criatividade para desenvolver aprendizado além da sala de aula. Parabéns ao aluno e à família. Parabéns, professora Cláudia”, finaliza.

Postada em 26/04/2022 por
Jornalista:
Contato Assessoria de Imprensa: (16) 3968-3890
Notícias
09 janeiro 2023

Dando continuidade à tradição de mais de 30 anos, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Ateneu Barão de Mauá participaram de mais uma edição do Meu Primeiro Livro, projeto que integra o processo de alfabetização.

Notícias
12 julho 2021

Lucas Ferreira Silva, aluno da 3ª série A do Ensino Médio do Ateneu, está na final do Desafio Master Barão. A gincana de conhecimentos on-line é realizada pelo Centro Universitário Barão de Mauá e reúne alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto e região em uma grande maratona. A última etapa da competição será realizada hoje (12).

Notícias
21 janeiro 2021

Em um ano tão adverso e cheio de obstáculos, os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá encerraram mais um ciclo, com excelência e garra. A formatura, que ocorreu no final do ano passado, homenageou alunos, pais e familiares e está disponível no canal da instituição no YouTube.