
elipe Cicelini Lória, aluno do Ateneu Barão de Mauá – Fundamental I, conquistou a posição de destaque mundial com a publicação dos seus projetos na página do Scratch.
No dia 30 de novembro, os alunos dos 3°s, 4°s e 5°s anos do Ateneu Barão de Mauá, acompanhados pela diretora Prof.ª Vera Carlotti e professores, vivenciaram uma rica experiência cultural ao visitarem o Museu Casa de Portinari, localizado em Brodowski. O local, antiga residência de Candido Portinari, é um testemunho da forte conexão do artista com suas raízes e origens.
Tombada pelo Iphan em 1968 e adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo em 1969, a casa foi transformada em um museu que preserva as experiências e técnicas de Portinari em pinturas murais. Inaugurado em 1970, o complexo, composto por uma casa principal e anexos, reflete a simplicidade típica do interior.
Durante a visita, os alunos foram surpreendidos ao encontrar, por acaso, João Cândido Portinari, filho do renomado pintor, que participava de um simpósio na cidade. A diretora Prof.ª Vera Carlotti compartilhou a emocionante experiência.
"Estivemos por mais de uma hora com ele na praça em frente ao museu, interagindo com nossas crianças. Foi gratificante ver João Candido Portinari dar autógrafos, responder às perguntas das crianças e nos parabenizar pelo trabalho da escola. Essa visita não apenas enriqueceu o repertório cultural dos alunos do Ateneu, mas também proporcionou um encontro único com a história e a arte que moldaram a identidade cultural do Brasil, por meio do legado imortal de Candido Portinari”, comenta Vera.
elipe Cicelini Lória, aluno do Ateneu Barão de Mauá – Fundamental I, conquistou a posição de destaque mundial com a publicação dos seus projetos na página do Scratch.
Desde a sua fundação, o Ateneu Barão de Mauá se preocupa em oferecer uma educação de qualidade com diferenciais que possam transformar a vida de seus estudantes. Um destes diferenciais promovidos é a educação socioemocional.
Em um mundo cada vez mais globalizado, o conhecimento (em diversas áreas) e o raciocínio lógico são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades que serão usufruídas tanto na vida pessoal como na profissional. É nesse sentido que a tecnologia ganha espaço nas salas de aula.