
Dando continuidade à tradição de mais de 30 anos, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Ateneu Barão de Mauá participaram de mais uma edição do Meu Primeiro Livro, projeto que integra o processo de alfabetização.
Felipe Cicelini Lória, aluno do Ateneu Barão de Mauá – Fundamental I, conquistou a posição de destaque mundial com a publicação dos seus projetos na página do Scratch.
O que é Scratch?
Criado pelo Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos Estados Unidos, o Scratch é uma linguagem de programação visual e intuitiva baseada em blocos, desenvolvido para ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes.
Com o Scratch, é possível criar histórias, desenhos animados, jogos, dar movimentos e vozes aos personagens, inserir trilhas sonoras, entre outros.
Importância
Segundo a professora Claudia Baldo, o Scratch é utilizado nas aulas de Robótica do Ateneu. Ele possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, pensamento sistêmico, resolução de desafios, de forma divertida e utilizando a tecnologia digital.
“No Barãozinho, iniciamos a utilização dessa plataforma durante a pandemia, uma vez, que não pudemos trabalhar programação presencialmente na disciplina de Robótica. Os 3ºs, 4ºs, e 5ºs anos do Ensino Fundamental desenvolvem projetos na plataforma sob a minha orientação e supervisão”, explica.
Cadastrados na plataforma, os alunos têm seus projetos apreciados por outros scratchers e aprendem com projetos desenvolvidos por outros usuários da plataforma no mundo todo.
“Nosso aluno teve seus projetos destacados pela plataforma Scratch, que indicou suas narrativas nas opções Explorar e Ideias para os usuários de todos os países. Estamos orgulhosos pela conquista do Felipe”, disse a professora Claudia.
Viagem ao mundo da imaginação
Felipe tem 10 anos e conheceu a Robótica no ano passado. Ele fala sobre a importância das aulas e de suas publicações.
“As aulas de Robótica do Ateneu ajudam o aluno a viver melhor neste mundo, que está cada vez mais voltado para a tecnologia. Você pode criar o que quiser no Scratch, mas não é algo simples para trabalhar. É necessário pesquisa e dedicação para fazer os projetos. Estou feliz com as publicações e espero melhorar cada vez mais”, comenta.
A diretora do Ateneu, Prof.ª Vera Carlotti, também falou sobre a conquista do aluno. “Felipe entendeu o que a Plataforma propõe e utilizou sua criatividade para desenvolver aprendizado além da sala de aula. Parabéns ao aluno e à família. Parabéns, professora Cláudia”, finaliza.
Dando continuidade à tradição de mais de 30 anos, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Ateneu Barão de Mauá participaram de mais uma edição do Meu Primeiro Livro, projeto que integra o processo de alfabetização.
O Ateneu Barão de Mauá e o Centro Universitário Barão de Mauá celebram, neste domingo (25), seus 59 anos de história com um evento especial no Parque Luiz Carlos Raya. A atividade será realizada das 8h30 às 11h30, com entrada gratuita e programação voltada para todas as idades.
No dia 26 de maio, o Ateneu Barão de Mauá completou 57 anos e, para comemorar a data, os alunos do 4º ano C do Ensino Fundamental I fizeram uma apresentação para as demais turmas da escola.