Amanda Ribeiro Gonçalves, aluna da 1ª série do Ensino Médio do Ateneu Barão de Mauá é campeã do Concurso Literário da 21º Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, categoria Estudantil Regional, modalidade Conto.
Especialista fala sobre importância de aprender espanhol
Isso porque, pelo fato de os países hispânicos serem um dos principais dominantes da economia global, o idioma se torna um dos requisitos para contratação em empresas.
Segundo a professora de espanhol do Ateneu Barão de Mauá, Gisele Colla, é interessante aprender a língua, pois ela é responsável pela abertura de portas para trabalhos na Europa e nos países vizinhos.
No caso da Espanha, é o país que oferece mais oportunidades de trabalho para os brasileiros com qualificação e domínio da língua espanhola, de acordo com Gisele.
“Os nossos países vizinhos têm crescido muito economicamente, bem como suas relações comerciais com os latino-americanos. Desse modo, é inegável que o interesse das empresas multinacionais brasileiras em fazer negociações com a Espanha sofreu um grande aumento”, explica.
Qual a melhor idade para aprender espanhol?
De acordo com Gisele, a infância é tida como o momento ideal para a aprendizagem de uma nova língua, já que nessa fase há uma capacidade maior de aprender e dominar idiomas.
“Sem dúvida, crianças entre dois e 17 anos estão no seu melhor momento, principalmente se o processo é iniciado antes da puberdade. Conheço casos de alunos que aprenderam desde cedo e hoje são totalmente bilíngues e, até mesmo, trilíngues”, comenta.
No entanto, a professora não recomenda o ensino da língua aos alunos menores de dois anos. “Também é possível, mas as crianças que têm contato com mais de um idioma antes dos dois anos podem apresentar atraso na fala”, finaliza.
Durante o mês de setembro, os alunos do Ensino Médio do Ateneu participaram de atividades sobre a valorização da vida, nas aulas de Educação Socioemocional, sob a orientação da Prof.ª Lívia Colmanetti.
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio. A oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional, estão entre as propostas. Pensando nisso, nos dias 22, 24 e 25 de março, os estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio do Ateneu realizaram uma atividade de integração com os alunos dos nonos anos.