Dois alunos do 9º ano do Ateneu Barão de Mauá foram premiados na Olimpíada Brasileira de Química (OBQjr). Eloá Duó Lima Nunes, da turma A, e Lorenço Freitas Gobetti, da turma B, conquistaram medalhas de bronze na competição. O resultado saiu no dia 20 de outubro.
Alunos do Ateneu participam de atividades de integração
Os alunos do 5º ano do Ateneu participaram de uma integração para o Ensino Fundamental II, na segunda-feira (15). Foram realizadas aulas e visitas aos laboratórios que farão parte de suas vivências estudantis no ano que vem. As crianças foram divididas em três grupos, que se alternaram entre as atividades.
A aula de Letramento Digital e Tecnológico (LDT), popularmente conhecida como robótica, foi ministrada pelo professor Daniel Luiz Franze. Nela, os estudantes controlaram um robô construído por eles mesmos utilizando um tablet.
Segundo Daniel, “a disciplina busca promover o ensino tecnológico, a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento computacional, través do uso de ferramentas tecnológicas e buscando solucionar problemas do cotidiano”.
A professora Tânia Alves Cangussu de Alveiro também promoveu uma oficina de montagem de um mosaico, com a colagem de pastilhas de vidro coloridas. Ela diz que “a turminha participou com muito entusiasmo e conheceram de perto a longa história dessa arte tão atual”.
Por fim, os alunos visitaram os laboratórios de Biologia e Química e participaram de uma aula coordenada pela professora Maria Regina Suavinha. Eles fizeram um estudo com o uso do microscópio e de outros materiais e a observação de lâminas, e conheceram o Museu de Zoologia localizado dentro do espaço.
“Foi muito gratificante ver o interesse dos alunos durante a aula, a vontade de aprender e adquirir novos conhecimentos no ensino de ciências”, explica Maria Regina. A professora conclui, dizendo que aguarda por todos em 2023.
Após o estudo sobre células, os alunos dos 6ºs anos do Ateneu Barão de Mauá, sob orientação dos professores Maria Regina Suavinha e Felipe Zampieri, confeccionaram maquetes e fizeram células comestíveis, utilizando os materiais disponíveis em casa.
Os alunos do 7º ano C do Ateneu Barão de Mauá, assistiram a uma palestra com o capitão do Corpo de Bombeiros, Glauco Castilho Rossi, pai do estudante Lucas Carniel Rossi. Na ocasião, o convidado falou sobre incêndios florestais, poluentes gerados pela combustão e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O evento aconteceu no dia 30 de setembro, no Ateneu Fundamental II.